PEARSON BILINGUAL

O Pearson Bilingual Program é um programa de ensino no qual língua inglesa e conteúdo acadêmico são ensinados em sala de aula. Todo o conteúdo acadêmico oferecido nos livros didáticos do curso é ministrado em inglês e, por essa razão, é chamado de Programa Bilíngue. O Programa é oferecido em 10 horas semanais.

Até o momento, a educação bilíngue no Brasil não é regida por nenhuma legislação. Portanto, não há uma única definição sobre o que constitui uma escola bilíngue no Brasil, tampouco há regras a serem seguidas pelas instituições que assim denominam-se. Nossa definição de educação bilíngue vem de práticas de qualidade observadas no mercado e de uma equipe de especialistas em bilinguismo altamente qualificada. O Programa Bilíngue da Pearson, maior empresa de educação do mundo, utiliza livros didáticos produzidos pelos mais renomados autores para educação bilíngue e internacional, consagrados por mais de 10 anos de experiência no Brasil.

Apesar da falta de uma legislação específica, por meio de estudiosos da área e de escolas tradicionais no mercado, sabemos o que a educação bilíngue não é: recreação em inglês. A educação bilíngue envolve muito mais do que apenas recreação em inglês. No Pearson Bilingual Program nos preocupamos com a formação do indivíduo como um todo e focamos no desenvolvimento de habilidades transferíveis e conteúdo acadêmico.

Aumentar as aulas de inglês no horário escolar

Simplesmente aumentar a carga horária das aulas de inglês não é suficiente para uma educação bilíngue de qualidade. É essencial oferecer o ensino de conteúdo acadêmico em outra língua, por exemplo, ensinando Ciências em inglês. Em nosso programa, os alunos utilizam o mesmo livro de Ciências (Science) usado em inúmeras escolas norte-americanas.

Tratar a língua apenas como língua

No Programa Bilíngue Pearson a língua não é vista como um fim em si mesma, é tratada como meio para se ensinar outras coisas. Os alunos aprendem sobre a língua ao mesmo tempo em que aprendem sobre temas acadêmicos. Para isso, usamos uma série de livros de Inglês como “Segunda Língua”, largamente utilizado nos Estados Unidos para preparar os alunos para a vida escolar norte-americana. Os livros dessa coleção desenvolvem nos alunos habilidades para acompanhar aulas de várias disciplinas em inglês. Assim, eles se familiarizam com o vocabulário e o conteúdo de ciências, geografia, estudos sociais, literatura, etc..

Os professores do Programa Bilíngue Pearson participam de treinamentos constantes e, com frequência, são acompanhados em sala de aula por consultores experientes, para que possam ministrar aulas de qualidade. Nossa preocupação não é apenas com o aprendizado da língua, mas com o desenvolvimento do aluno como pessoa, ser humano e cidadão do mundo. Assim sendo, o mercado brasileiro apresenta vários “modelos" de educação bilíngue que, em nosso entendimento, são apenas aulas de inglês com uma carga horária estendida. Nós, da Pearson, não consideramos que isso seja educação bilíngue, justamente pela falta de conteúdo acadêmico.

Temos confiança de que nosso programa possui tudo o que é necessário para levar os alunos muito além da sala de aula regular, fazendo com que se aprofundem ainda mais nos conteúdos ou até mesmo aprendendo coisas novas. Nossos alunos têm a oportunidade de utilizar livros de excelência reconhecida internacionalmente, com uma metodologia desenvolvida pelos melhores educadores do mundo, além de, indiretamente, serem atingidos pela experiência trazida às escolas pelos melhores consultores de bilinguismo do mercado brasileiro.

Por todas essas razões, temos muito orgulho de dizer que oferecemos o melhor programa bilíngue do mercado!

Top