CAMBRIDGE

A importância de um certificado internacional de idiomas

Diante de um mundo exigente e competitivo, ter fluência em um segundo idioma se torna cada vez mais importante. Mas, o que significa ter fluência? De acordo com a coordenadora do Ensino Bilíngue do Colégio Acadêmico, Ana Karina Giusti Mantovani, ser fluente significa “ser capaz de se comunicar de forma clara e compreensível, sem hesitações”.

O Colégio Acadêmico – COC Limeira firmou parceria com o São Paulo Open Centre desde 2015, representante no Brasil da Universidade de Cambridge, para realizar em Limeira os exames de proficiência Cambridge English na própria escola, sendo assim um centro preparatório para os exames.

Normalmente, as escolas de idiomas possuem seu próprio método de avaliação, mas alguns certificados são reconhecidos internacionalmente.

Agora se o objetivo é obter um certificado de duração permanente, então a opção são os exames oferecidos pela University of Cambridge na Inglaterra, tais como: PET, FCE, CAE e CPE. O FCE (First Certificate in English) é o exame que corresponde ao Nível B2 (nível intermediário) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste nível de conhecimento, espera-se que os candidatos tenham capacidade de: compreender a mensagem essencial contida em textos que descrevam temas práticos e abstratos e ter papel ativo em um debate técnico em seu campo de especialização; comunicar-se com espontaneidade e fluência com falantes nativos da língua inglesa, sem que nenhuma das partes tenha que fazer esforços especiais para se fazer compreender; entre outras habilidades. Ana Karina esclarece que os testes de proficiência enriquecem o currículo profissional, além de possuir outras vantagens, como facilitar o acesso ao ensino superior e a programas de pós-graduação; ser uma ferramenta de avaliação altamente confiável e imparcial; e ainda conferir prestígio, credibilidade e diferencial único às instituições que o incorporam a seus currículos. Anualmente, mais de 5 milhões de candidatos em todo o mundo fazem os exames de Cambridge, reconhecidos por instituições educacionais, empresas e órgãos do governo em mais de 140 países. “A certificação, além de facilitar o acesso à educação internacional, também é um enorme diferencial no mercado de trabalho, já que inúmeras empresas exigem comprovação do domínio da língua inglesa”, afirma a coordenadora Ana Karina Giusti Mantovani.

Aproveite esta oportunidade perto de você! Garanta já o seu lugar!

Logo da Universidade de Cambridge
Top