ENSINO FUNDAMENTAL II

Esse período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos já adquiridos em novos contextos. Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

Fundamentado na legislação tem por objetivo a formação básica do aluno, alicerçada nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Entre os principais objetivos da educação do Ensino Fundamental, destacamos:

  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade argumentativa na busca do conhecimento;
  • Respeitar o ritmo próprio de cada educando e suas necessidades especiais;
  • Capacitar o educando para a diversidade sociocultural;
  • Educar para o uso de tecnologias como forma de aprimorar a aquisição de habilidades e competências;

A grade curricular agrega disciplinas que possibilitam a formação integral, garantindo a abstração do conhecimento fundamentada na práxis pedagógica. Diversos diferenciais são excelências da escola, como aulas de Robótica, que têm por objetivo despertar a criatividade e aprimorar o trabalho em equipe, além de disponibilizar conhecimentos fundamentados na prática educativa.

Outro diferencial da escola refere-se às aulas de Ciências Sociais, aulas que englobam conceitos de Filosofia e Sociologia, através dos quais os educandos aprendem a interpretar e abstrair o conhecimento de uma forma crítica, fundamentada na leitura e na busca de informações relevantes para a ampliação do seu cabedal de conhecimentos.

A disciplina de Escola Da Inteligência prepara o aluno para entender a importância de uma convivência social pautada no respeito e nos valores éticos que norteiam a boa conduta humana, além de mostrar a importância da habilidade de resolver conflitos a partir do diálogo.

A disciplina de Desenho Geométrico incorporada na grade curricular do Ensino Fundamental II aproxima o aluno dos conceitos básicos da Matemática, além de desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento divergente, a organização e a criatividade.

A escola também agenda diversas excursões de caráter lúdico e pedagógico. Outro diferencial é a participação em olimpíadas culturais nas mais diversas áreas do conhecimento.

Como escola filiada à UNESCO, projetos estão inseridos em conjunto com todas as escolas filiadas. Essa parceria permite o estudo aprofundado de temas de caráter internacional disponibilizados pela UNESCO, que ao final de cada ano são apresentados à comunidade escolar em forma de um livro de desenhos e poesias alusivas ao tema norteador do projeto.

Top