LEGO

Durante as aulas de Lego, a sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens, observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar. Os conceitos tecnológicos abordados nas aulas, através da mediação do professor, trabalhados de acordo com a proposta pedagógica de cada série, seguem os parâmetros curriculares nacionais, condizendo com os conteúdos desenvolvidos nas demais disciplinas que compõem a nossa grade.

Com a metodologia do “aprender fazendo”, os alunos são colocados como protagonistas de seu próprio aprendizado, questionando, experimentando e descobrindo como funciona o mundo à sua volta. O mediador do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o professor, apresenta um tema diferente a cada aula, contextualiza e em seguida os alunos executam as montagens abordadas. Através de conjuntos LEG® Education os alunos executam o tema abordado na explanação do professor, unindo a teoria à prática. Esses conjuntos são especificamente projetados de acordo com cada faixa etária, para trabalhar habilidades e competências voltadas a Ciências, Matemática, Engenharia, entre outras matérias do STEM.

Na Educação Infantil o programa possibilita o desenvolvimento integral de crianças através de atividades com os conjuntos LEGO® Education.

O Programa ZOOM Educação Tecnológica, desenvolvido no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, busca contribuir para a formação dos alunos na compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos.

A partir do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, os alunos trabalham com programações, utilizando recursos como sensores de distância, luz, temperatura entre outros. O conjunto utilizado é o LEGO® MINDSTORMS® EV3, que combina o sistema de construção LEGO com a mais avançada tecnologia. Os alunos criam e comandam robôs que andam, falam, pensam e fazem tudo o que eles desejarem.

Independentemente do segmento educacional, as aulas têm a mesma dinâmica: no início há a contextualização do tema proposto, em seguida as montagens com os conjuntos Lego® Education, depois os alunos são desafiados a inovar suas construções, visando à solução de um problema proposto; finalizada essa etapa, os alunos apresentam a solução encontrada. Nas aulas, as turmas trabalham em equipes e cada membro tem funções diferentes como construção, programação, apresentação e organização. Essas habilidades valorizam o trabalho em equipe, a desenvoltura, a oralidade, a socialização, a importância do outro e despertam nos alunos interesses pelas mais diferentes áreas. É uma metodologia de ensino que promove o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século XXI, por meio do método “aprender fazendo”, que tem como objetivo estabelecer novos paradigmas de aprendizagem, transformando o brinquedo em projeto pedagógico.

Queremos inspirar a vida dos nossos alunos, e empoderá-los para transformarem o mundo que vivemos.

Top