Saiba qual a importância de ter um certificado de proficiência internacional

19 DE ABRIL 2018

Com um mercado competitivo pela busca de um idioma fluente nota-se que o inglês torna-se algo cada vez mais indispensável na vida dos cidadãos. Este fator está ocorrendo em todo o mundo e passa fazer parte do cotidiano dos brasileiros, que visam um futuro melhor no exterior.

Especialista na preparação de estudantes para provas de língua inglesa, a coordenadora do Bilíngue, do Colégio Acadêmico COC, Ana Karina Giusti Mantovani, revela que a procura pela qualificação é alta e tende a crescer significativamente com o passar dos anos. “Ser fluente significa ser capaz de se comunicar de forma clara e compreensível, sem hesitações”, disse.

Ana Karina esclarece que os testes de proficiência enriquecem o currículo profissional dos candidatos e podem trazer vantagens como facilitar o acesso ao ensino superior e a programas de pós-graduação internacional.

A Proficiência é a demonstração de um conhecimento para qualificar uma pessoa que tem total controle sobre determinado assunto e que executa tudo com proficuidade, habilidade competência e capacidade.

Os exames de proficiência são frequentemente exigidos dos alunos estrangeiros que cursam universidades, especialmente em países em que a língua inglesa é oficial.

Esses testes são importantes para provar que o aluno é fluente em determinado idioma e que não encontrará barreiras para acompanhar aulas ministradas em outra língua.

Para garantir que os alunos continuem com a fluência no inglês, o Colégio Acadêmico mantém parceria com o São Paulo Open Centre desde 2015. A empresa é um centro autorizado de Cambridge English Language Assessment, departamento da University of Cambridge, para aplicação dos exames de diversos níveis de proficiência da língua inglesa.

Para estudar ou trabalhar fora do país, existem dois exames solicitados, TOEIC (Test of English for International Communication) e TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que tem validade de dois anos e são reconhecidos por faculdades e universidades em todo o mundo.

Porém existem casos em que o candidato consegue obter certificado de duração permanente. São os exames oferecidos pela University of Cambridge na Inglaterra (PET, FCE, CAE, CPE, FCE).

Estes testes têm o objetivo de compreender a mensagem essencial contida em textos que descrevam temas práticos e abstratos e, ter papel ativo em um debate técnico em seu campo de especialização; comunicar-se com espontaneidade e fluência com falantes nativos da língua inglesa, sem que nenhuma das partes tenha que fazer esforços especiais para se fazer compreender; entre outras habilidades.

Milhões de candidatos em todo o mundo fazem os exames de Cambridge, que são reconhecidos por instituições educacionais, empresas e órgãos do governo em mais de 140 países.

“Queremos é facilitar o acesso à educação através de uma certificação internacional. É um enorme diferencial no mercado de trabalho, pelo fato das empresas exigirem comprovação do domínio da língua inglesa”, afirma a professora.

Top