As habilidades do século 21: o que o aluno precisa para ter sucesso

11 DE MAIO 2018

Para atingir qualquer objetivo na vida é preciso engajamento, coragem, paciência e tantas outras palavras de otimismo que constam no dicionário. Para que o primeiro passo seja dado, há necessidade de atitude de quem busca uma realização. E a ação é o que define os diferentes caminhos percorridos para atingir o objetivo. É sabido que para qualquer tipo de iniciativa, primeiro requer um planejamento e depois a execução.

Ter habilidades como se comunicar bem e ser sociável, não garante a conquista de um novo emprego ou mesmo a permanência do atual. O século 21 pede mais que um profissional capacitado, exige que além de conhecimento na área, é preciso ter liderança e estar disposto a encarar novos desafios.

Apresentar ideias para novos produtos e sugerir alternativas para enfrentar crises e novos mercados, pode ser um grande diferencial para as empresas. Os novos profissionais precisam estar atentos a tudo, e não somente aos meios digitais. Saber o que está acontecendo no mundo, o que está surgindo de “novidade”, e conhecer o passado e presente dos concorrentes, é fundamental para dar um passo à frente com segurança e solidez.

A diferença entre as habilidades das pessoas que aprendem e as habilidades que elas precisam aprender, está cada vez mais evidente. Resolver problemas através da capacidade de aprendizagem sócio e emocional é a palavra chave do momento, considerado pelos estudiosos como SEL (social and emotion lerning), um conceito para este tipo de situação.

Estudos mostram que alunos de diversas escolas pelo mundo, onde foram aplicadas as instruções do SEL, se deram melhor do que os estudantes que não receberam esse tipo de informação.

O conceito SEL apresenta benefícios a longo prazo como taxas mais elevadas na conquista pelo emprego ou educacional. No Colégio Acadêmico COC esta situação é muito presente em sala de aula. Todos os conceitos apresentados direcionam para uma vida saudável e de sucesso futuramente. “Não há como conseguir sucesso na vida sem passar pelo sacrifício, trabalho árduo e educação”, são as palavras da coordenadora do Bilíngue, Ana Karina Mantovani.

Top